Pin It

Contra Preconceito

Por mais tolerância

É um dos mais frequentes. Estamos cansados de ver pessoas negras sendo insultadas aos montes e tratadas de maneira diferente. Neste artigo, cito alguns exemplos de como essa questão influencia os negros e os desdobramentos dessa prática.

Obama contra o preconceito – Foto de Fabi Datovo

HERANÇA DA ESCRAVIDÃO

No Brasil, assim como ocorreu em vários outros países, o negro – também conhecido como afro-descendente – foi inserido na sociedade sob a forma de escravo. Nem é preciso dizer o quanto o negro sofria naqueles tempos.

É difícil para muitos perceberem, mas a escravidão foi abolida há “um caminhão” de anos e ainda hoje existem pessoas que agem como se estivessem naquela época! Insultam, agridem, desprezam.

 

CONSEQUÊNCIAS

Por tudo isso, o negro foi obrigado a defender-se e, como resultado, surgiram vários movimentos em defesa da “raça negra”. Embora discorde do conceito de raças, considero que estes movimentos sejam válidos, pois unidos, a repercussão é muito maior.

Outra consequência trazida pelo racismo contra os negros é o fato de muitos governos tomarem “medidas de compensação”. Tentam compensar a incompetência de suas gestões e também, por que não, uma dívida histórica com as pessoas de pele negra.

Foi aí que apareceram sistemas como o de cotas raciais (não só para negros, como também para índios) e para alunos de escolas públicas.

A grande questão que fica é: em um país como o Brasil, de grande miscigenação, quem garante que uma pessoa branca não tenha em sua genética algumas características herdadas de afro-descendentes?

 

EXCLUSÃO E DISCRIMINAÇÃO CONTRA OS NEGROS

O preconceito atinge direta e naturalmente os negros, os quais acabam por ter menos oportunidades e, consequentemente, temos a maioria deles vivendo em situações precárias, infelizmente. Nesse cenário, os racistas aproveitam para tentar acabar com a dignidade do negro zombando de suas condições econômicas e por muitas vezes generalizando dizendo que todos são bandidos, uma tremenda injustiça!

Somos todos iguais, a capacidade de um africano é igual à de um alemão ou um norte-americano. Mas pense comigo na consequência de isolarmos um grupo de pessoas de cor de pele semelhante, dando-lhes pouco estudo, oferecendo poucas vagas de emprego e, quando empregadas estas pessoas, pagar-lhes salários baixos. Se os meios não são fornecidos, é óbvio que assim poucos conseguirão progredir.

 

RACISTAS HIPÓCRITAS E A CULTURA NEGRA

Para finalizar este artigo, vou falar sobre outro assunto que incomoda demais: a hipocrisia de quem discrimina negros. Sim, pois adoram sentirem-se superiores, falar mal, mas utilizam-se de várias coisas trazidas de fora pelos negros ou criadas por eles no Brasil.

Quantas pessoas agem dessa maneira! Se não gostam por que motivo comem feijoada, desfilam em escola de samba ou jogam capoeira?

A cultura negra é muito rica e além dos exemplos citados temos vários outros. Como diria a letra da música Júri Racional, do grupo de rap Racionais MC’s:

“Se soubessem o valor que a nossa raça tem,

tingiam a palma da mão pra ser escura também”

DEIXE SEU COMENTÁRIO
O que você tem a dizer sobre este artigo? Comente!

Até logo!

Veja também:

Categoria(s): Preconceito, Racismo

Quem é Romulo Akitomi

Sou um pacato cidadão, sonhador e, acima de tudo, um eterno batalhador. Além disso, sou ativista, adoro a Internet e tudo que ela pode oferecer, servidor público e candidato a Problogger. Nas horas livres, dedico-me à namorada e à família, entre outras atividades.

20 Respostas ao artigo.

  1. ff disse:

    Por favor, não se esqueça de toda vez que for falar sobre escravidão, diga também que os Judeus foram escravos tá? Não esqueça esse pequeno detalhe

  2. cleonice silva disse:

    Fiquei completamente indignada com alguns comentários de pessoas racistas, quem nem deveriam ser chamadas de pessoas e nem mesmo de animais, pois pessoas e animais tem sentimentos(BONS) e principalmente respeitam aos outros!!!!!!!

  3. Mateus Billack disse:

    Nossa, não acredito que estou escutando isso, você está dizendo que no Brasil, os negros se acham melhores e beneficiados? Você nao sabe como é sentir preconceito a vida inteira, por ter a pele mais escura, nenhum negro no Brasil se sente melhor que um Branco(e nem deveria) , pelo contrário, a cada dia sofremos preconceitos, diretamente ou indiretamente, vc nao sabe a sensacão. Nao queremos ser melhores, por termos sofridos antigamente(e hoje tbm), muito menos uma certa “Vingança”, oque queremos mesmo é uma sociedade igual, com melhorias tanto para Negros, como para Brancos. Igualdade Racial.
    Nao deveria ter “medo” so dos negros não viu.

  4. MIRIAN PAIVA disse:

    MUITO BOM

  5. aldair disse:

    acho isso anti-ético pq preconceito, isso e pra quem ñ tem coração temos d amar o próximo do geito q elle é….

  6. Erica do nascimento martins disse:

    Esse site esta sendo muito importante para termos conhecimento sobre a cultura dos afro descendentes.

  7. Suzana Lima disse:

    Não tenho preconceito contra os negros, tenho é medo, porque a maioria pelo fato de serem negros na sociedade se dizem melhores e acham que pode tudo, essas cotas para negros nos vestibulares e concursos só vai aumentar cada vez mais a divisão. E não pense que os negros são bonzinhos com os brancos, porque muitos não são e nem vão ser por causa do sentimento de vingança, de competição contra os brancos!

  8. Milena disse:

    Existe o preconceito por causa do mau comportamento, da falta de civilidade, educação, abuso de poder, pressão psicológica, falta de amor. linguagem e comportamento indecente e imoral por parte da maioria.

  9. Cláudia Nunes de Oliveira disse:

    Sou branca e bonita. Namorei um homem negro a qual me dizia que me amava sempre fui carinhosa com ele e o respeitava muito nunca menti pra ele e sempre fui fiel a ele. Bom sempre defendi os negros com unhas e dentes, mas com o passar do tempo percebi que eles não merecem o nosso respeito. Esse homem mentiu para mim com palavras e nunca foi objetivo me iludiu e me traiu debaixo do meu nariz com uma mulher também negra, que fez sexo também com o irmão dele. Então, posso dizer para vcs que não desejo namorar mais homens negros. E todas as pessoas negras que entraram na minha vida me decepcionaram. Hoje vejo que a sociedade nunca teve preconceito contra os negros, mas é por causa do mau comportamento, da falta de civilidade, responsabilidade e da falta de educação e de respeito para com os brancos e falta de uma linguagem decente que tornam os negros pessoas discriminadas. Poucos são os realmente honram a sua cor.

  10. kawana disse:

    Mauricio se toca oww q seculo vc axa q ta p min vc nao pasda de um bosta quem tinha q vira gent e vc cm esse seu pensamento medilcre de merda
    …..

  11. graziela disse:

    esse murilo e um otario vai ver a prossedencia

  12. Nubia disse:

    todo preconseito tem que se vensido!!!

  13. Nivaldo Borges disse:

    A DISCRIMINAÇÃO É CONTRA A POBREZA. QUEM DISCRIMINA O NEGRO RICO?

    • Romulo Akitomi disse:

      Olá Nivaldo. Concordo em parte. Acho que contra negros ricos e famosos o preconceito é menor, tem o “puxa-saquismo” também, mas existe.

      Negros em carros de luxo, por exemplo, muitas vezes são taxados como ladrões, já dizem que o carro é roubado e tal.

      O preconceito contra os negros é pior do que pensamos.

      Um grande abraço

  14. Mauricio disse:

    No dia que eles se comportarem que nem gente eu os respeitarei

    • Romulo Akitomi disse:

      Errada sua forma de pensar. A generalização é o primeiro passo para o preconceito como o seu. Temos que ver que existem pessoas de todos os tipos em todos os tons de pele.
      Pessoas boas e más brancas, amarelas, negras…
      Mas não sei se será capaz de compreender isso, infelizmente.

    • Matheus disse:

      mauricio tu é um otário, se vc for pensar assim os negros só devem respeitar as outras raças quando elas começarem a pensar q nem gente!
      de quem foi a ideia da escravidão? o que o Hitler fez na 2ª guerra mundial o preconceito que existe contra o negro até hj!!!
      se pensar desse seu jeito ai ninguém vai respeitar ninguém!

      • Romulo Akitomi disse:

        É, Matheus. Se formos pensar igual ao Maurício, estamos ferrados. Vai virar guerra.
        Só faz sentido para ele mesmo.
        Obrigado pelo comentário e um grande abraço

  15. Francivania disse:


    Francivania:

    esse texto traduz toda a história dos negros e defendem os negros ao mesmo tempo o q é muito bom. adoreii


CommentLuv badge